Maconha é Hora de Liberar?

domingo, 27 de maio de 2007

Irei Comentar um pouco da reportagem que saio na revista Galileu do mês de maio de 2007,
Maconha é Hora de Liberar?
Com esse titulo a revista mostra uma reportagem sobre a legalização das drogas em palta a maconha considerada a mais leve te todas as drogas ilicitas.

O Brasil Abriga 5 Milhões de Usuários de Maconha.

Chegou a Hora?

A discussão sobre a descriminalização das drogas deve ser globalizada, incluir a ONU (Organização das Nações Unidas). O mundo está pagando caro pela proibição rígida, que está levando a milhões de mortes por ano. Quantas pessoas morrem na Ásia, na África, nas Américas, na Europa por conta da proibição do tráfico de drogas? Quantas morreriam se houvesse um processo de legalização e controle? É preciso botar essa conta na mesa, e o primeiro país a discutir isso tem de ser os Estados Unidos, como a principal nação do mundo desenvolvido e um grande consumidor de drogas. Enquanto isso, são gastos bilhões de dólares por ano no mundo inteiro no combate à droga. Os resultados são pífios, e muita gente continua morrendo." O trecho entre aspas foi dito a Galileu por Sérgio Cabral, governador do Rio de Janeiro e primeiro político brasileiro em cargo executivo a erguer a voz a favor da legalização das drogas. Seria um indício de que chegou a hora de o Brasil considerar a descriminalização pelo menos da maconha, considerada há décadas a mais leve das drogas ilícitas?

O certo é que o aumento da violência e a necessidade de encontrar fórmulas para combatê-la vêm incentivando muita gente a considerar a hipótese de liberar a maconha. Para alguns estudiosos, o cálculo é simples: menos gente morreria caso isso ocorresse. "Será?", perguntam os demais. O debate está aceso.

Segundo dados do cebrid (Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas), O Brasil abriga cerca de 5 milhões de usuários de maconha. Somando- se o que fica em território nacional e o que vai para os outros destinos,cerca de metade das apreensões de erva na América do Sul é feita em nosso país.Estima-se que o tráfico da droiga movimenta pelo menos US$ 20 Milhões anualmente por aqui.No mundo, um relatorio das Nações Unidas dá maior dimensão ao problema: Haveria hoje no planeta 340 milhões de usuários, englobando heroína, ópio, cocaína, maconha, alucinógenos e barbitúricos.Isso Significa que o numero total de dependentes é maior do que toda a popução dos Estados Unidos (298 Milhões). A dependência de Calmantes e Sedativos Lidara todas as Modalidades, com 227,5 milhões de consumidores ou 4% da população Mundial.
Em seguida vem a MACONHA, com 141 MILHÕES de adeptos, totalizando 2,5 da população Global. E um grupo de 25 Milhõe's de pessoas consome alucinógenos. A cocaína possui 13,3 milhões de usuários.

Bem mais imediatista é o advogado criminalista César Rodrigues, de São Paulo, o mais orocurado na cidade por jovens flagados pela polícia na posse de maconha. Ele é Taxativo: "Eu estou com o governador do Rio de Janeiro e não abro. Maconha é calmante e não atrapalha em nada. Quem fuma não mata. Tenho 70 casos de crime. Nenhum teve maconha no meio.

Mesmo os Que Defendem a Proibição Acham um Exagero Mandar Para a Cadeia Quem é Flagrado na Conção de Consumidor.

Narcotraficantes chegam a lucrar 20 vzs sobre o preço de revenda.


O Que Acham sobre a Legalização deve ou não Acontecer? por que?





8 comentários:

Filipe Almeida Miorim disse...

Ta ai Pessoal, Sou afavor da legaflizaão da maconha. podemos ter o controle e dificultar o progresso dos traficantes, assim a criminalidade não tera dinehri para se sustentar.

Anônimo disse...

Ué? Já não estava liberada?

Anônimo disse...

LI-BE-RA!
LI-BE-RA!
LI-BE-RA!

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkk
isso fico uma viagen mas vc tem razun pq naum liberam
^^

Anônimo disse...

Vamu liberá us tóchico mermão!

Anônimo disse...

Não será bom, pois os INDICES de morte e de viciados será bem maior, eos casos de violêcia poderiam ser BEM maiores, pois irá alterá o sistema nervoso, e quem não tive DINHEIRO ? será capaz de fazer assaltos. Então, seria bom não LIBERÁ .!

Anônimo disse...

Tem que legalizar sim, como foi citado é muito grande o numero de mortos por causa do trafico de drogas, com a legalização o dinheiro que vai ser obtido pode servir pra criação de clinicas de reabilitação. e mesmo com a proibição muitas pessoas ja fumam, e o acesso tambem é muito facil. sempre vao ter pessoas contra por que nao gostam mais se nao gosta o problema é delas é só nao fumar por que é muito sujo usuarios serem presos que mal que eles tao fazendo a nao ser a si próprio?

Sheila _\l/_ disse...

LEGALIZE IT